Ir para o conteúdo

Princípios

 
Visão

O turismo sustentável nas áreas protegidas e/ou classificadas europeias proporciona uma experiência de elevada qualidade, salvaguarda os valores naturais e culturais, contribui para a qualidade de vida da população local e é economicamente viável.


Missão

Através da atribuição da Carta Europeia do Turismo Sustentável em Áreas Protegidas e/ou Classificadas, a Federação EUROPARC procura salvaguardar os valores culturais e naturais estimulando um turismo sustentável de qualidade, criando parcerias para apoiar a economia local, aumentar a consciencialização sobre a necessidade de sustentabilidade e promover a cooperação internacional.


Princípios da CETS

Os seguintes princípios devem orientar a gestão e o desenvolvimento do turismo nas áreas protegidas e/ou classificadas: 


1. Dar prioridade à proteção

Uma prioridade fundamental para o desenvolvimento e gestão do turismo sustentável deve ser a proteção do património natural e cultural do território e a consciencialização, compreensão e valorização do mesmo.


2. Contribuir para o desenvolvimento sustentável

O turismo sustentável deve seguir os princípios do desenvolvimento sustentável, o que significa abordar todos os aspectos do seu impacto ambiental, social e económico a curto e longo prazo.


3. Envolver todos os interessados

Todos os agentes (públicos e privados) de alguma forma implicados no setor do turismo devem ser convidados a participar nas decisões sobre desenvolvimento e gestão do turismo sustentável no seu território, promovendo-se o trabalho em parceria.


4. Planificar o desenvolvimento turístico sustentável de forma eficaz

O desenvolvimento e a gestão do turismo sustentável devem ser guiados por um plano bem definido que estabeleça objetivos e ações acordados pelas partes.


5. Prosseguir a melhoria continua

O desenvolvimento e a gestão do turismo devem proporcionar a melhoria contínua nos impactos ambientais, na satisfação dos visitantes, no desempenho económico, na qualidade de vida da população local, o que requer acompanhamento e monitorização contínua e comunicação regular dos progressos e resultados.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.

Compreendi